Liminar suspende lei que possibilita acréscimo no rol de serviços prestados por cartórios

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eficácia da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973) que possibilita a prestação de outros serviços remunerados por parte dos ofícios de registro civil das pessoas naturais. A concessão do pedido de liminar, a ser referendada pelo Plenário do STF, se deu na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5855, ajuizada pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). O autor da ação argumenta que a norma incorreria em inconstitucionalidade formal por violação à reserva de iniciativa do Poder Judiciário para propositura de leis sobre a matéria. Sustenta ainda ausência de pertinência temática entre o conteúdo da norma questionada, decorrente de emenda parlamentar, e a proposição original encaminhada pelo Presidente da República. Na decisão,…

Read more detail on Recent Judiciary posts –

Legal notice about the Liminar suspende lei que possibilita acréscimo no rol de serviços prestados por cartórios rubric : Hukuki Net Legal News is not responsible for the privacy statements or other content from Web sites outside of the Hukuki.net site. Please refer the progenitor link to check the legal entity of this resource hereinabove.

Do you need High Quality Legal documents or forms related to Liminar suspende lei que possibilita acréscimo no rol de serviços prestados por cartórios?

This entry was posted in Judiciary and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply